Seguidores

sábado, 15 de outubro de 2011

Aos Mestres, com carinho!

Quando estava na faculdade de Letras, meu professor Gustavo Bernardo me apresentou a sua luta contra os moinhos de vento. Falava do episódio do livro Dom Quixote em que o protagonista parte para o combate contra o que pensava serem gigantes, mas, na verdade, eram moinhos de vento. Os moinhos de vento dele eram as cópias de livro amplamente utilizadas nas faculdades. Ele sempre pedia que comprássemos os livros que continham os textos que indicava. Somente disponibiliza as cópias de livros ou textos esgotados. Sabia estar lutando contra moinhos de vento, pois, universitários descapitalizados que éramos, acabavámos tirando cópias do livro da biblioteca ou dos colegas que podiam ser dar ao luxo de comprá-los. Era Sísifo, condenado a fazer rolar a sua pedra até o alto da montanha para vê-la rolar imediata e inexoravelmente, mas que continuava a rolá-la sempre da melhor maneira possível.

Para mim, da sua atitude, restou a necessidade de escolher o moinho de vento contra o qual combater. Há uns seis anos, decidi defender em uma reunião de planejamento na escola, a necessidade de comemoração do Dia do Professor entre os muros da escola. Nós, professores, sempre comemorávamos nosso dia fora da escola e bem longe dos olhos de nossos alunos. Quase como uma reunião secreta de seguidores perseguidos de uma nova religião. Ora, se a escola convoca mães e  pais para serem homenageados, reconhecendo sua importância na sociedade e na educação das crianças, por que o professor precisa ser homenageado em reunião secreta bem longe da escola?

Para minha felicidade, ano passado, a escola parou, sentou e assistiu ao vídeo Dia dos Professores 2010 - Delfim Moreira. Fomos presenteados pela diretora, que sempre nos presenteava em nossas comemorações, diante dos alunos. Fomos ovacionados por eles a cada imagem que aparecia no vídeo ou quando chamados para receber nossa lembrancinha. Enfim, o Dia do Professor foi comemorado dentro e pela escola.
Hoje, pela manhã, no Twitter estavámos entre os Trends Topics. A sociedade estava homenageando o Dia do Professor. Fiquei muito feliz! Porque precisamos de reconhecimento. Nosso trabalho é muito difícil. A responsabilidade é imensa. É preciso que a sociedade, ao menos, reconheça isso. E, se possível, nos ajude.
Mas, é preciso, antes de tudo, que nós, professores, reconheçamos isto, apesar de todas as mazelas que vivemos a cada dia. É preciso que nos orgulhemos deste trabalho e que não permitamos que ninguém o minimize. Ninguém faz o que fazemos todos os dias dentro das escolas. Ninguém olha para o aluno vendo o seu futuro e lutando para melhorá-lo como nós. Às vezes, nem eles nem seus pais.
Por isso, digo com orgulho: Feliz Dia do Professor! Parabéns para você que faz esse belo trabalho! Reconheça e cobre reconhecimento pelo seu valor! Lute contra os moinhos de vento! Role sua pedra morro acima!
Lembre-se da bela frase do poeta:
" Nós podemos tudo! Nós podemos mais! " e somos nós que "Vamos lá fazer o que será!"


2 comentários: