O projeto de atividade educacional que motivou a abertura desse blog surgiu durante o curso de Mídias e Educação do site Planeta.com em 2010. O curso foi disponibilizado pela SME-RJ. Montei o projeto pensando na turma 1303, hoje 1403, mas não consegui colocá-lo em prática. Era ano de Prova Rio e a turma precisava ser preparada para isso.
Já no início de 2011, resolvi colocar o projeto para rodar nas turmas 1403, 1702, 1802 e 1902, minhas turmas desse ano. Registramos o perfil de cada turma e incentivei os alunos a fazer o perfil. Tarefa difícil, pois a maioria não tem computador ou internet em casa. Mesmo assim ganhei alguns alunos seguidores que, apesar dos pesares, continua tuitando.
No início desse semestre, tive de abortar o projeto com as turmas de 2º segmento devido à falta de tempo para trabalhar as atividades. Não conseguia dar um retorno às turmas e o interesse foi morrendo. Com a 1403, temos mais tempo, já estamos juntos cinco dias da semana.
A dinâmica funciona de maneira um pouco precária e não ideal, mas é melhor do que não realizar o projeto. O ideal seria que cada aluno digitasse seu texto sob supervisão direta, proporcionando assim uma oportunidade de revisão e reflexão sobre seus escritos com mediação do professor. Infelizmente, não é possível fazê-lo numa turma agitada de 35 alunos.
A fim de agilizar a escrita e publicação dos tuítes, criei um formulário com 140 caracteres. Cada aluno escreve seu tuíte e o identifica com # e seu nome. Eu digito os tuítes da turma o mais rápido possível. Os temas são aqueles do momento: datas comemorativas, assuntos em voga na mídia ou na sala de aula. A cada quinze dias ou uma vez por semana trabalho nossa conta no datashow e eles respondem às menções e visualizam o que os seguidos publicaram.
Esta semana estamos participando do #ETC_Bienal, um concurso de microcontos via twitter especial para a Bienal do Livro. Além disso, mantivemos contato com a turma 1401 do CIEP Patrice Lumumba, através da profª da turma Adélia Azevedo. Eles criaram um twitter para estarem mais próximos.
Vejam os microcontos e a troca de tuítes à direita da página do blog.
Abaixo o formulário que utilizo com eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário