Seguidores

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Projeto Twitter


Tema central da atividade educacional:
Escrita significativa de pequenos textos via Twitter
Objetivos de aprendizagem:
* Dar conhecimento desta nova mídia aos alunos de modo que possam operá-la ativamente comunicando-se com seus pares, ídolos e outros.
* Disponibilizar o twitter como veículo para questionamentos, críticas e elogios junto a empresas, políticos e autoridades. 
         * Formar novos usuários do twitter como veículo comunicativo e desenvolver a capacidade
crítica, porém cordial de questionar ou opinar sobre determinado assunto.
* Desenvolver a capacidade de síntese e de produção escrita significativa.

Segmento de ensino e séries envolvidas:
Ensino Fundamental 4o ano

Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas:
Twitter

Metodologia de aplicação:

1ª Mobilização para o projeto e elaboração de listas dos twitters de pessoas que sejam do interesse ou do agrado dos alunos e divulgação do mesmo na escola.
2ª Apresentação do site e seu funcionamento através da criação de um twitter para o projeto. Apresentação inicial do vocabulário pertinente ao uso do site e familiarização com o mesmo ( em sala de aula e posteriormente no laboratório de informática).
3ª Apresentação das regras tácitas ou explícitas do site para e através da comunicação e interação entre os twitters.
4ª Interação dos alunos e seus interlocutores escolhidos.
5a Publicar na conta da turma textos sobre assuntos tratados em aula ou em destaque no momento.

Forma de avaliação:
A avaliação será feita durante o processo para necessárias adequações. Será realizada uma auto-avaliação do projeto pelos alunos participantes ao final do projeto. E se proporá uma avaliação do projeto pelos interlocutores contactados pelos alunos através do twitter.

Cronograma:
1ª etapa: Dois aulas.
2ª etapa: Dois aulas.
3ª etapa: Quatro aulas.
4ª etapa: Aulas que se fizerem necessárias durante a realização do projeto.
5a etapa: Até a finalização do projeto.
As etapas na prática se sobreporão devido a própria dinâmica do site e do conhecimento adquirido durante o uso do mesmo.
OBS: A atividade encontra-se em andamento no twitter da turma 1403: @1403DM.

Material de apoio:

Textos de consulta do Curso de Midiaeducativos - PDM em novembro de 2010

Regras de uso do site Twitter acessadas em 15/05/2011: Regras do Twitter


Referências bibliográficas:
VIANA, Claudemir Edson e BERTOCCHI, Sônia. Em tempos de Web 2.0 – Twitter e Webcurrículo 24/11/2009 Acessado em maio de 2011 http://professor.napauta.com/?p=78


Textos de consulta do Curso de Midiaeducativos - PDM em novembro de 2010

Regras de uso do site Twitter acessadas em 15/05/2011: Regras do Twitter




Nenhum comentário:

Postar um comentário